O ÚNICO DEUS VERDADEIRO

Este tem sido um tema constantemente presente no mundo religioso como um todo, principalmente para aqueles que se denominam cristãos das mais diversas denominações, em muitos casos é até mesmo assunto de debates e interpretações divergentes que nos levam a pensar qual é a verdade a respeito de Deus e como podemos adorar o verdadeiro Deus de forma correta e verdadeira, Deus é uma trindade de três pessoas? O que a bíblia nos ensina sobre o Deus verdadeiro?
Paulo em sua carta aos Coríntios nos diz: “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele”. 1Coríntios 8:6

Sabendo que no mundo religioso em sua grande maioria acredita em Deus como uma trindade e vemos o que Paulo nos diz, que há um só Deus e é o Pai como podemos pensar em uma trindade, será que em outras partes da bíblia há apoio para esse pensamento de Paulo ou um embasamento para justificar a trindade, sabemos que Jesus Cristo é o nosso modelo e exemplo o qual devemos seguir e nos espelhar, poderemos encontrar nas palavras de Cristo embasamento para a trindade ou então para as palavras de Paulo em sua carta aos Coríntios?

O conceito da trindade é que existe um Deus em três pessoas e que essas três pessoas tem a mesma autoridade poder e conhecimento, pois Deus é onipresente, oniciente, e onipotente, mas Jesus ao conversar com seus discípulos lhes disse: ”Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu”. João 14:28 Como poderia o Pai ser maior que o filho dentro do conceito da trindade? Ou então como poderia o Pai saber de coisas que o filho não sabe? “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai”. Marcos 13:32 Sabendo que Deus sabe de todas as coisas “Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas”. 1João 3:20

Jesus nosso salvador em tudo nos deu o exemplo e ele sabia exatamente quem ele era e em nenhum momento disse que era Deus mas sim Filho de Deus “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus”. Filipenses 2:6 Ele se manifestou sempre como filho "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16 Teve até mesmo vontade de desistir do sacrifício por nós para o qual o Pai o havia enviado “Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”. Lucas 22:42

Nos momentos finais de sua vida na terra Jesus faz uma oração maravilhosa ao Pai em nosso favor e nela ele chama ao Pai de único Deus verdadeiro, “Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
2 Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
7 Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
8 Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
13 Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja”. João 17:1-26

Alguns para tentar justificar as palavras de Cristo aqui na terra dizem que ele assim falou por estar como homem mas que após sua ascensão e sua glorificação pelo pai ele voltou a ser parte de uma trindade juntamente com o Pai, mas como já vimos anteriormente e podemos ainda mencionar mais, os apóstolos mesmo após a ascensão de Cristo e o envio por parte dele do Espírito Santo ainda assim mencionaram o Pai como o único Deus “e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus”. 1 Coríntios 3:23Ela estava com Deus no princípio”. João 1:2 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”, Colossenses 1:15 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus”, Atos 7:55 Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus”. 1 Coríntios 1:4 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus”, 1 Timóteo 2:5

Assim como Paulo disse: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação”, 2 Coríntios 1:3 pois  “Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho”. 1 João 5:10 através de Cristo temos o verdadeiro testemunho de que somente o Pai é Deus verdadeiro que não tem princípio e nem fim e muitas vezes ouvimos o que os homens nos dizem e nos recusamos a ouvir o verdadeiro que é Deus “Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho”. 1 João 5:9  “Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus”. 1 Pedro 1:21 pela obediência de seu filho Deus o exaltou acima de tudo e de todos  “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome”, Filipenses 2:9 e cristo fez a promessa “Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome”. Apocalipse 3:12


Através de Cristo alcançamos a salvação pela misericórdia de Deus nosso Pai que enviou seu filho “o primogênito de toda a criação”, Colossenses 1:15 que da testemunho Dele como o único Deus verdadeiro é em Cristo que devemos crer pois nele somos salvos através da graça “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Efésios 2:8 glorificado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que veio a este mundo e levou sobre si os nosso pecados, padeceu as nossas dores e nos comprou para Deus com seu sangue e nos deu a vida eterna. Amém.


Paulo Robson da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“ESQUECIMENTO” O PIOR MAL DA HUMANIDADE

A verdade sobre a terra